Atualmente é comum observar as más condições das ruas e estradas. A suspensão compreende vários sistemas interligados, que juntos proporcionam a estabilidade do veículo, tanto para um percurso mais confortável, como também para preservar a integridade do veículo.
A suspensão deve estar sempre em ordem para evitar acidentes, uma vez que o comprometimento de qualquer uma das partes que compõe o sistema pode desencadear uma série de riscos.
COMO É COMPOSTA A SUSPENSÃO?
A suspensão é composta por molas estabilizadoras, amortecedores de impactos, barra e braços oscilantes, nos quais são ligados: buchas e pivôs.
Trataremos com mais atenção os pivôs de bandeja, como são conhecidos, a fim de entender a sua importância para manutenção de uma suspensão mais segura.
O QUE É PIVÔ DE BANDEJA?
Os pivôs são pinos articulados e resistentes que fazem a conexão das partes não suspensas do veículo, como: telescópico, manga de eixo e cubo de roda, com as partes suspensas como: chassi e carroceria.
Esta ligação é feita diretamente com a bandeja (peça intermediária que une as duas partes). Durante a aceleração, frenagem e curvas, os pivôs sofrem com o impacto gerado, sendo de extrema importância a observação do seu desempenho e conservação.
Esta peça possui uma coifa de proteção que impede a entrada de detritos que possam prejudicar sua articulação, durante o movimento do veículo.
A quebra do pivô pode gerar graves acidentes, pois caso quebre, pode desconectar a roda do veículo.
A manutenção deve ser feita junto com a revisão do veículo a cada 3 meses.
Agora que você já sabe a importância de um pivô de bandeja, faça uma visita à Arimar Auto Center e conheça mais itens de mecânica, elétrica e performance, para deixar o seu possante sempre em ótimas condições e aproveitar o máximo dos seus momentos nas pistas.